Logotipo da Contraktor
Imagem de um balão de conversa e um ponto de interrogação

Perguntas frequentes

  • Q: Tem um limite de documentos para serem assinados?

    Não há limite de documentos! Envie e assine de graça quantos documentos precisar!
  • Q: O documento fica disponível para download por quanto tempo?

    O documento será mantido na plataforma através do link enviado no email dos participantes durante 30 dias e após este período será excluído.
  • Q: E se eu não baixar o documento, o que acontece?

    Se você não baixar o documento em 30 dias, ele será automaticamente excluído pelo sistema.
  • Q: Inseri o e-mail errado, o que faço?

    Caso tenha inserido o e-mail errado, é necessário fazer outro envio. Nosso servidor não vai conseguir encontrar o email incorreto e vai automaticamente descartar o documento.
  • Q: Como faço para validar este contrato?

    É simples! Acesse o verificador do Instituto Nacional de Tecnologia de Informação, selecione o documento .pdf assinado e logo em seguida clique em “VERIFICAR CONFORMIDADE”. Uma tela como a de abaixo irá mostrar todos os dados da assinatura.
    Clique na imagem para abrir
  • Q: Qual a validade jurídica dessa assinatura?

    Os documentos assinados via AssinaturaGrátis.com possuem validade e eficácia jurídica conforme prega a Medida Provisória nº. 2200-2/2001, que equipara o contrato digital ao contrato físico, o tipo de assinatura utilizado é a assinatura eletrônica que tem as características abaixo:
    • Não se utiliza de Certificado Digital ICP-BRASIL, pois a comprovação da assinatura é feita através de evidências coletadas no momento da assinatura (Nome completo, e-mail, CPF, ip da máquina utilizada para realizar a assinatura, entre outros);
    • Este tipo de assinatura é válida desde que acordada entre as partes que assinam o documento;
    • Não possui a mesma validade jurídica de um registro e autenticação no cartório;
    • Alguns documentos e órgãos públicos exigem a Assinatura feita com Certificado Digital, nesses casos você obrigatoriamente deve realizar uma assinatura digital;
    • Se um documento não exigir um registro em cartório (fazendo um paralelo com o processo manual) e também não houver uma Lei que obrigue a utilização de um Certificado Digital, então você poderá fazer uma assinatura eletrônica sem nenhum risco jurídico.
  • Q: Posso substituir a assinatura em papel pela assinatura eletrônica?

    Com certeza! O assinaturagrátis.com surgiu exatamente com esse objetivo: democratizar o uso da assinatura digital, evitando o uso de papel e por consequência reduzindo custos de impressão, cartório e diminuindo o desmatamento!
  • Q: Meu assinante não recebeu o e-mail com o contrato, o que faço?

    É possível que o email do seu cliente tenha bloqueado o recebimento de remetentes desconhecidos. O primeiro passo é solicitar que ele verifique na caixa de spam/junk email, pois o contrato pode estar lá. Caso não esteja, há alguma restrição ou exceção de servidor de e-mail, controle de spam, firewall e antivírus configuradas de acordo com a necessidade de cada um e variam de cliente para cliente.

    Ocasionalmente, as notificações de e-mail da Contraktor podem ser bloqueadas pelo servidor de e-mail do destinatário, firewall, provedor de e-mail ou cliente de e-mail (como o Microsoft Outlook, por exemplo).

    Abaixo elencamos alguns passos para prevenir esse comportamento. Uma vez que seu signatário confirme que os passos foram seguidos, é necessário reenviar o pedido de assinatura ou acesso à plataforma.

    Oriente o destinatário a adicionar o e-mail assinaturagratis@contraktor.com.br como “Remetente Confiável“ em seu servidor e/ou gerenciador de e-mails e envie o contrato novamente.

    Caso continue enfrentando dificuldades entre em contato com nossa equipe de suporte através do e-mail assinaturagratis@contraktor.com.br e iremos ajudá-lo!
  • Q: Existe algum limite de assinantes por contrato?

    Não há limites de assinantes, pode assinar à vontade!
  • Q: Caso um dos assinantes não conclua sua assinatura o que acontece?

    Se um dos assinantes não concluir a assinatura esse contrato não está em vigência. É necessário que todos os participantes envolvidos assinem para que o documento seja considerado válido e vigente.
  • Q: Ocorreu um erro no download do documento, como proceder?

    Encaminha um e-mail pra assinaturagratis@contraktor.com.br com a mensagem de erro recebida, o email dos participantes, data do envio do contrato e nome do contrato que nossa equipe irá te ajudar!
  • Q: É preciso baixar algum app para utilizar a plataforma?

    Não é necessário! O assinaturagrátis.com roda totalmente online, você só precisa de um dispositivo com acesso à internet e um navegador!
  • Q: Posso solicitar a inserção de um anexo?

    Não é possível inserir anexos dentro do AssinaturaGrátis.com. Caso seu negócio exija um maior volume de contratos assinados por mês, dá uma conferida nos planos da Contraktor! Dentro da plataforma de gestão do ciclo de vida de contratos é possível inserir anexos nos pedidos de assinatura! Confira aqui!
  • Q: Posso assinar com certificado digital?

    Não é possível assinar com certificado digital através do AssinaturaGrátis.com. Caso seu negócio exija a assinatura via certificado digital, dá uma conferida nos planos da Contraktor! Dentro da plataforma de gestão do ciclo de vida de contratos é possível anexar digitalmente de três maneiras: eletronicamente, com certificado digital e com um híbrido dos dois! Confira aqui!
  • Q: Q: Abri o meu documento assinado no Adobe Acrobat e apareceu uma mensagem de assinatura inválida. E agora?

    Ao utilizar programas estrangeiros para realizar a validação do certificado digital brasileiro você receberá, por padrão, uma mensagem de assinatura inválida.

    Isto ocorre porque tais programas, como o Adobe Acrobat Reader, estão configurados para somente validar certificados do tipo A2, A3 e A4, comumente utilizados em território estrangeiro.

    Porém, é possível sim realizar a validação das assinaturas feitas com certificado digital dentro do Adobe. Veja como:

    Passo 1. Salve o arquivo: ICP-Brasil.acrobatsecuritysettings no seu computador para fazer o download do arquivo de segurança, que deverá ser importado para o Adobe Reader.

    Passo 2. Abra o Adobe Acrobat Reader, clique em "Editar" e "Preferências"
    Clique na imagem para abrir

    Passo 3. Clique em "Segurança" e logo seguida em "Importar";
    Clique na imagem para abrir

    Passo 4. Selecione o arquivo "ICP-Brasil.acrobatsecuritysettings", anteriormente baixado e clique em "Abrir";
    Clique na imagem para abrir

    Passo 5. Logo após clique em "Importar";
    Clique na imagem para abrir

    Passo 6. Confirme em "Sim" duas vezes nas próximas janelas, para prosseguir confirmando se instalação é confiável. Conclua com "OK".
    Clique na imagem para abrir

    Clique na imagem para abrir

    Clique na imagem para abrir

    Tudo pronto! Agora a certificação da ICP-Brasil aparecerá em todos os documentos assinados no Adobe Acrobat Reader DC.

    *Importante: para que as atualizações sejam aplicadas, feche o programa e abra novamente.

    Após a conclusão da primeira etapa de importação dos certificados, abra o seu arquivo com um documento assinado eletronicamente:

    Clique na imagem para abrir

    Caso a mensagem "Desconhecido ou Inválido" apareça, é necessário tomar mais alguns passos!

    Clique na imagem para abrir

    Passo 1: No menu superior, clique em "Editar" e selecione a opção "Preferências".
    Clique na imagem para abrir

    Passo 2: No menu lateral esquerdo, selecione "Assinaturas", e na seção Certificados confiáveis e de identidade, selecione "Mais".
    Clique na imagem para abrir

    Passo 3: No menu lateral esquerdo, clique em "Certificados confiáveis" e busque "Autoridade Certificadora Raiz Brasileira". Clique sobre ela e depois em "Remover".

    Deverão ser removidas todas as versões deste arquivo, caso haja mais de um.

    Clique na imagem para abrir

    Caso ainda seja acusada como inválida, clique em "Painel de assinaturas" e, em seguida, "Validar todas" e "Ok".
    Clique na imagem para abrir

    Clique na imagem para abrir

    Após estes procedimentos orientamos a fechar e abrir o programa novamente.

    Abra o arquivo dentro do Adobe com o documento assinado digitalmente, futuramente pode surgir uma janela de atualização de certificados digitais, se a atualização for executada, será necessário repetir o processo para que a assinatura digital Contraktor seja validada.

    Caso queira mais detalhes, vá até à página do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.